Clique e visite !

23 de dezembro de 2011

Enfeites de Natal


Compramos sempre os enfeites de Natal ,mais ja parou para pensar no que eles significam?

Árvore: tradicionalmente, um pinheiro. A origem está na Europa, provavelmente na Alemanha. A versão mais difundida é de que o Padre Martinho Lutero, ao caminhar à noite numa floresta de pinheiros, enxergou entre eles as estrelas no céu. Achou tudo tão lindo que decidiu levar um galho de pinheiro para casa, colocou dentro de um vaso e acendeu pequenas velas para deixá-lo parecido com os pinheiros da floresta, decorados com estrelas. A intenção era mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite em que Jesus Cristo nasceu. Mas na Roma Antiga os romanos já homenageavam Baco, pendurado máscaras do deus do vinho em pinheiros, na Saturnália, festa pagã que coincidia com o nosso Natal. Representa fertilidade, fartura e bons frutos.


Presépio: De acordo com a tradição católica, o presépio surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis decidiu comemorar o Natal de uma maneira mais simples, que correspondesse melhor ao momento do nascimento de Cristo. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com as imagens do Menino Jesus, de Maria, José e alguns animais, como boi e jumento. Tendo este cenário como pano de fundo, foi realizada a Missa de Natal. O sucesso foi rápido e logo os católicos estavam reproduzindo a idéia. Para as religiões cristãs, o presépio é o único símbolo do Natal inspirado nos Evangelhos.
Estrela de Belém: Ela serviu de guia para que os Três Reis Magos – que na verdade eram sacerdotes astrólogos – encontrassem o Menino Jesus. Sob o governo do Rei Herodes, era preciso que o nascimento do filho de Deus acontecesse em segredo, longe da ira sanguinária dos soldados que tinham ordens de matar qualquer criança que nascesse naquele período.
Papai Noel: O Pai Natal dos portugueses foi inspirado no arcebispo de Mira, São Nicolau Taumaturgo. No século IV, São Nicolau ajudava quem estivesse em dificuldades financeiras, mas preferia manter o anonimato. Subia nos telhados e jogava um saco com moedas de ouro nas chaminés das casas. Tornou-se símbolo do Natal na Alemanha, depois de já ter virado santo por conta dos vários milagres que foram atribuídos a ele. Mas o Papai Noel de roupa vermelha e gorducho que a gente conhece hoje é obra dos norte-americanos. Mais precisamente do cartunista da Harper’s Weeklys, Thomas Nast, que desenhou um Papai Noel assim, em 1886. Mais tarde, a Coca-Cola ajudou a difundir a nova versão do Papai Noel, incluindo-o em suas campanhas de final de ano.
Sinosimboliza a chegada de Jesus. É um símbolo de respeito a tudo que é sagrado.
Guirlanda: originalmente feita com galhos de pinheiro, avisa que as festas estão chegando e serve para dar as boas-vindas aos visitantes. Têm o mesmo significado de prosperidade, fertilidade e abundância que o pinheiro.
Presentes: originalmente, a prática surgiu para relembrar os Três Reis Magos, que ofereceram presentes de nascimento para o Menino Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade!
Fico feliz em vê-los :)